segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Publico Alvo de mangá e anime

Bem, pra muitas pessoas isso talvez pareca inutil ou repetitivo, mas acho que vale a pena dar uma olhada, principalmente para as pessoas que estão entrando agora no mundo dos mangás e animes.

Acho bom avisar antes que isso é a minha concepcão em relacão aos generos e publico alvo , não é uma verdade absoluta, afinal, isso envolve muito opinião pessoal, e se para muitos chocolate é algo divino maravilhoso, para minha irmã é uma coisa chata e podre e para mim é apenas bom.

Após algumas discussões e analises(sim, eu tenho muito tempo livre) cheguei a conclusão de que "shojo", "shonen", e etc. não são eficientes como generos, mas sim como publico alvo.


No inicio, as Histórias em Quadrinho tinha como publico alvo criancas, e isso inclui as Histórias em quadrinho japonesas. Claro, não é por ser uma História infantil que quer dizer que ela seja ruim, como muitos pensam. Speed Racer é um mangá de história simples, e é algo com conteudo acons
elhavel para qualquer idade, mas mesmo assim, não hesitei (e não me arrependi) em gastar 60 reais em uma edicão de luxo.
Bem, voltando ao assunto, pelo que observei, os mangás comecaram uma diferenciacão de publico-alvo mais cedo do que outros estilos de História em Quadrinho. Enquanto nos Estados Unidos as estórias mais adultas como Watchmen e Sandman só vieram por volta dos anos 80, e até hoje não conheci uma HQ americana voltada para publico feminino, no Japão um dos primeiros trabalhos do mestre Osamu Tezuka foi A princesa e o cavaleiro, que é considerado por muito como um Shojo. Alem disso, pelo que li, as primeiras revistas Seinen são datas como do final da década de 60.
Desculpem-me, mas pouco sei sobre as HQs européias ou de outros continentes, e sei que no Brasil poucas tiveram sucesso sem ter um publico alvo infantil, dentre elas Holy Avenger, que chegou aqui em 1999, com influencia dos mangás japoneses.

Bem, como provavelmente otakus gordos e barbudos de 20 e poucos anos não chegariam na banca querendo o mesmo mangá que garotinhas de 11 anos, era preciso diferenciar de alguma maneira.
Shonen mangá, significa "história em quadrinhos para garoto", Shojo mangá, para garota, Seinen mangá, para jovem adulto, e por ai vai.

Portanto seriam Publicos Alvo:

Shojo: Mangás e animes direcionados ao publico adolescente feminino, normalmente são estórias de romance e comédia, como Cardcaptor Sakura e Vampire Knight.

Shonen: Mangás e animes para o publico adolescente masculino, normalmente estórias de comédia, acão e aventura, como Dr. Slump, One Piece e Bleach.

Seinen
: Mangás e Animes para publico adulto masculino, normalmente são estórias de acão, porem com temas mais adultos ou mais violencia do que Shonens. Alguns deles são Hellsing, Berserk, e Neon Genesis Evangelion.

Josei: Mangás e animes para publico feminino adulto, na maioria das vezes são estórias de romance e drama, como Nana ou Honey And Clover.

Kodomo: Mangás e animes infantis, como Astro Boy, Shugo Chara e Hollow Fields.

Como disse, todos esses publicos alvo tem uma tendencia a genero, e existem excessões.
Quando se fala de Shonen Mangá normalmente se lembra da revista japonesa Shonen Jump, e de suas obras mais famosas como Dragon Ball, Shaman King, Naruto, Bleach...
Porem nem tudo é assim!

De fato, estórias como essas que citei, focadas principalmente na acão, costumam ser as preferidas para Homens Adolecentes, mas há outros tipos., e posso citar isso de obras publicadas na própria Shonen Jump, como Dr. Slump (mangá de comédia), e Video Girl Ai (Romance, Drama, comédia, echi). Video Girl ai é um caso muito interessante, em minha opinião, pois Romance e Drama costumam estar associados a mangá Shojo, porem o autor conseguiu fazer algo que mesmo contendo esses elementos se mantivesse atrativo para o publico masculino.

XXXHolic, por exemplo, é publicado em uma revista Seinen, porem tem violencia minima (apenas algumas poucas cenas com sangue), poucas cenas de acão, e nada de Echi ou Fanservice, porem ainda assim, a maior parte dos leitores de Shonen e Seinen para que eu mostrei essa obra gostaram muito dela!

Existem tambem alguns mangás que temos dificuldades para determinar um publico alvo que seja coerente ao conteudo da obra. Tsubasa Chronicle satisfaz tanto os leitores de Shonen quanto de Shojo, tendo uma estória que tem muitas cenas de acão e aventura, porem tambem da muito enfoque no relacionamento e sentimentos dos personagens.
Shugo Chara apesar de ser voltado para o publico feminino, é infantil de mais para poder se dizer que é uma estória adolescente (shoujo).

Bem, acho que disso tudo, o importante é não deixar de ler uma estória por seu genero (romance, terror, comédia...) e nem por seu publico alvo (Shojo, Kodomo, Josei...), pois há estórias boas em qualquer tipo de mangá. Quando comecei a ler mangá e assistir anime, me parecia que estórias de Drama, Romance e terror seriam um lixo, assim como mangás para os publico-alvo Kodomo, Josei e Shojo, porem após algum tempo, dei uma chance a outros generos e conheci muitos mangás e animes de que gosto muito! Fora que, se como foi mostrado, varias vezes a classificacão de Genero e Publico alvo é insuficiente em nos revelar o conteudo da estória, acho que temos que dar uma chance a qualquer tipo de estória. Você pode não gostar de Shonen, mas acho dificil que não goste de Dr. Slump, e se gostou, isso tambem não vai fazer com que Dr. Slump deixe de ser shonen, certo?





____________________________________________________________________

Guerra, Dor, Morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos muito saber sua opinião(/´3`)/. Só não precisa usar termos apelativos >_> Porque senão, eu peço pra minha avó lançar a praga do molho dela em você <_< -q

Ah, e por favor, se for pedir informação ou perguntar algo não esqueça de deixar um meio de contato como e-mail, msn ou orkut x3

Newer Older Home